Fichamento: O que é Fotografia - Pt 1
Ernest Haas, fotógrafo internacionalmente consagrado,diz que a fotografia é a ''manifestação democrática de uma arte aristocrática''
No momento em que a fotografia surgiu, os homens estavam em plena lua-de-mel com a Máquina.A indústria parecia ter vindo para resolver todos os problemas da humanidade.As linhas de montagem e o poder das máquinas a vapor surgiam como uma garantia de progresso e prosperidade para todos. A industrialização tornava tudo mais barato. Cada um podia ter acesso a um número maior de bens antes inatingíveis.Neste contexto, a fotografia emergiu quase que como uma forma industrial da imagem,que nascia apoiada na misteriosa '' máquina de pintar ''. Para uma humanidade apaixonada, os frutos da Máquina eram sempre bem-vindos.
A fotografia trazia em si vários aspectos democratizantes: a transformação de suas emoções,seus pensamentos,seu modo de ver numa imagem passível de ser difundida,analisada e criticada.
Surgiu então uma discussão que perdura até hoje,mais inócua que a determinação do sexo dos anjos: a fotografia é arte?
Analisar os dados que a vida nos coloca,permanentemente,diante dos olhos implica assumir a posição de espectador.Para o homem comum,consumido pelos problemas de seu cotidiano,é muito difícil assumir esta postura e,portanto,ser capaz de analisar ou compreender a complexidade que o envolve.Sendo também um ator,ele não consegue se pôr à margem para pensar.A imagem da vida,na fotografia,e posteriormente no cinema e na televisão,torna mais fácil,para o homem comum,assumir a posição de espectador,levando-o a reconsiderar muitos dos valores estabelecidos.Trazendo-lhe em forma facilmente assimilável uma visão muito mais ampla de seu universo,distribuindo mais democraticamente o conhecimento e o pensamento da humanidade.A imagem não está limitada pela barreira dos idiomas ou da alfabetização.
Talvez a maior exigência seja exatamente um conhecimento o mais diversificado possível.
De qualquer maneira é muito importante, para quem se
interessa por fotografia,ver muita fotografia;conhecer a obra de seus monstros
sagrados,um pouco de sua história (principalmente sua história visual) e ir
fazendo suas descobertas nesse universo de superprodução da imagem.-Senhoras e senhores.Acabais de presenciar a mais revolucionária mágica de todos os tempos !Suas consequências para as gerações vindouras são imprevisíveis.Eis aqui, aprisionado nesta folha de papel, um fragmento do tempo,um instante preservado,que não se perdeu como se perdem todos os instantes.Aqui estão os quatro,num momento sereno de sua vida familiar.Olhai de perto,examinai! Cada um exatamente como é, exatamente como estava no momento em que desapareceram diante de vossos olhos.Nem um fio de cabelo se perdeu,nada! Está tudo aqui,numa réplica perfeita da natureza.Examinai,senhores e senhoras!
Pasmado diante de tão perfeita verossimilhança,vaticinou com um gesto teatral de dor profunda e resignação: " A pintura está morta!"
Música do Dia : Balada do Louco - Os Mutantes
Vídeo do Dia : http://www.youtube.com/watch?v=RxkSGTzvpaI
Comentários
Postar um comentário